Lagartixa diz:

"Agora não existe mais essa história de que Calouro é Burro. Calouro é Lagartixa".

sábado, 2 de outubro de 2010

Moda

Por Bianca Poppi e Maicon Milhen
biancapoppi@gmail.com e maicon_roo@hotmail.com

Lisette Model

Se você é um interessado no assunto “moda” certamente acessa freneticamente ou esporadicamente os blog´s de street style, mas nunca deve ter parado para pensar quando foi que mais esse modismo da moda começou.
A fotógrafa Lisette Model (1901 - 1983) é de uma época em que não existia internet e menos ainda o conceito de street style. Mas foi uma das primeiras fotógrafas a voltar suas lentes e sensibilidade para as ruas a fim de capturar a personalidade e o estilo dos transeuntes.
Austríaca trocou Viena por Paris em 1926 e após casar-se com o pintor russo Evsa Model mudaram-se para Nova York. Dizia que só as lentes tinham a capacidade de capturar o que não queríamos mostar. Assim, caçou seus personagens nas ruas, bares, clubes de jazz e nas óperas. Focou suas objetivas tanto no movimento incessante em frente às vitrines das principais avenidas de Manhattan quanto nos imigrantes que residiam no Lower East Side, ou na chiqueria habitué da ópera de São Francisco.
Inovou também ao utilizar recursos hoje banalizados na fotografia como reflexos e cortes abruptos. Na Califórnia iniciou-se no mundo acadêmico, mas foi dando aulas na Columbia University em NY que encontrou seus discípulos mais famosos como Bruce Weber e Diane Arbus.
Aos 82 anos e ainda transmitindo seus conhecimentos ela se foi, deixando seu vasto legado que recentemente recebeu merecida retrospectiva/homenagem no museu Jeu de Paume em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário