Lagartixa diz:

"Agora não existe mais essa história de que Calouro é Burro. Calouro é Lagartixa".

domingo, 1 de agosto de 2010

Internet e Comunicação

Por Walter Eller

Um convite à colaboração

Um novo modelo de produçao emerge hoje com as novas tecnologias da internet. A conexão mundial dos computadores vem trazendo inúmeras inovações que refletem diretamente na vida de todos nós, porém uma das principais mudanças talvez tenha sido a facilidade mútua de transmitir mensagens. Qualquer um pode deixar seus traços na rede, toda vez que comenta noticias, ou escreve em fóruns por exemplo. E este novo modelo de produção deriva justamente desta facilidade.
São os projetos de ativismos colaborativos. Este sistema está produzindo alguns dos melhores softwares existentes, obras de arte coletivas e alguns dos melhores diretórios e sites de notícias. Existem ativismos nos âmbitos científicos, como o SETI @ home (experimento que utiliza o porcessador dos colaboradores para analisar dados de um grande radiocópio em busca de extraterrestres) e em criação ou/e melhoria de softwares, como o Linux.
Os ativismos na área cultural se destacam também, como o Overmundo e o Estúdio Livre. O primeiro é um diretório de noticias sobre a cultura brasileira, com publicações feitas pela propria comunidade. A proposta é que cada pessoa poste notícias sobre a parte da produção artística regional que geralmente não tem visibilidade nacional.  Assim como no Coletivo Artístico Estúdio Livre, que faz convites à colaboração em músicas, projetos gráficos, e de vídeo (vamos criar juntos?), além de disponibilizar dezenas de tutoriais.
As ferramentas para colaborar são fáceis e estão disponíveis à todos nós, basta usar seu tempo livre e sua criatividade de forma inteligente. Então na próxima vez que utilizar o Wikipédia em suas consultas, lembre-se de também deixar por lá suas contribuições. Essas correntes comunáis da internet ainda vão produzir muito, e você pode participar disto.

Valeu :]

Nenhum comentário:

Postar um comentário