Lagartixa diz:

"Agora não existe mais essa história de que Calouro é Burro. Calouro é Lagartixa".

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Esportes

por Mateus Garcia

March Madness ou em bom português “loucuras de março” é o período de realização dos jogos finais do campeonato nacional de basquete universitário dos EUA. Já é uma tradição que  cada americano monte uma espécie de tabela com seus palpites da reta de chegada. Neste ano até o adepto desse esporte, presidente Barack Obama resolveu dar seus pitacos que foram amplamente divulgados pela mídia.
Outra demonstração de força do evento ocorreu no último sábado dia 20 de março, quando o principal favorito ao título do torneio, a Universidade de Kansas, foi derrotada e o assunto foi o mais comentado do Twitter.
Não há dúvidas que esse período atrai grande atenção da parte da população norte americana e também do mundo pois os duelos, de elevado nível são transmitidos para o mundo todo, inclusive no Brasil por dois canais de TV a cabo.

Todo esse interesse demonstra o segredo do sucesso dos EUA da América como principal potência olímpica do mundo: a base universitária.
Os norte americanos aproveitam as instalações esportivas das universidades, criaram um sistema de ingresso de atletas para as grandes ligas profissionais como a NBA no basquete e a NFL no futebol americano, privelegiando os universitários em um sistema chamado de Draft, onde cada time seleciona e contrata um estudante antes do início da temporada.
Isso gera ciclo virtuoso onde as universidades recrutam atletas oferecendo muitas vezes bolsas de estudo com o fim de que o bom desempenho destes gere exposição da instituição nos torneios. Torneios que por sua vez se tornam altamente competitivos com atletas que entram no mundo profissional mais bem preparados intelectualmente e psicológicamente para enfrentar os desafios da fama e do sucesso. E para aqueles que não conseguirem ou não optarem pelo caminho do esporte poderão iniciar a vida com um diploma na mão.
Enquanto isso no Brasil o esporte olímpico vive as dragas, com denúncias de irregularidades em diversas confederações, sem uma política efetiva de esportes de alto rendimento e muito menos como projeto social de saúde pública.
Enquanto isso inúmeros talentos são desperdiçados e vive-se na dependência do surgimento de fenômenos como Cielos, Gugas, Maurens que não são fruto de um trabalho governamental de estímulo ao esporte mas sim de dádivas divinas e com certeza de muito PAItrocínio.

Trazendo o assunto um pouco mais pra perto, vimos no último domingo dia 21 de março mais uma transmissão de um jogo do campeonato matogrossense de futebol com a partida entre Barra do Garças e Vila Aurora. Finalmente um projeto de fomento ao futebol no estado que há anos não tem um time na primeira divisão do futebol nacional e atualmente nem na segunda. Foi fechado um acordo de transmissão de jogos até 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.  Em tempo, já que fomos agraciados na escolha para sede da Copa de 2014, fato que irá trazer uma injeção de investimentos, mas também de gastos públicos. Inclusive na reforma  do estádio do Gov. José Fragelli, o Verdão, que se não abrigar frequentemente jogos de bom nível no Pós-Copa não passará de um elefante branco com esporádicos jogos interessantes da Copa do Brasil e possíveis, raros, amistosos da seleção.
O projeto ambiciona fazer de Mato Grosso o principal polo de futebol no centro-oeste e assim ocupar lugar de maior destaque no cenário nacional.
Hoje, usando Goiás como parâmetro, veremos dois representantes deste estado na série A do brasileirão de 2010. O Goiás e o Atlético-Go e mais o Vila Nova na Série B.
É necessário correr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário