Lagartixa diz:

"Agora não existe mais essa história de que Calouro é Burro. Calouro é Lagartixa".

domingo, 30 de maio de 2010

 Por Yule Weimer

O documentário The Headbanguer´s journey, trás de mais interessante, além de contar um pouco da história do Metal, o maior festival do gênero: Wacken Open Air.
Sua primeira edição ocorreu no ano de 1990 não tendo muito público por se tratar de apenas bandas desconhecidas da Alemanha. O Festival possui esse nome por ocorrer num vilarejo homônimo de Wacken, localizado em Schleswig –Holstein, norte da Alemanha. No ano de 2002 passou a ter três dias do mês de agosto reservado a muito heavy metal regado a bebidas (basicamente cerveja, por se tratar da Alemanha...).  A popularização do festival chegou, e em 2008 teve seu público recorde de nada mais do que: 70.000 apreciadores do “deus” Metal.

Bandas de todo o mundo já passaram por lá, inclusive brasileira sendo algumas delas: Angra, Overdose, Krisiun, etc. e algumas bem conhecidas pelo mundo inteiro: Edguy, Scorpions, Avantasia, Blind Guardian, Helloween, Kreator, Van Canto ( Alemanha), Tristania (Noruega),  Dir em Gray (Japão), Lacuna Coil (Itália), Motörhead, Dragonforce, Bruce Dickinson, Cathedral, The Cult (Inglaterra), Within Temptation, Sinister (Holandesas), Nightmare (França), Sonata Artica, Stratovarius, Apocalyptica (Finlândia), Avenged Sevenfold, Black Label Society, Kamelot, Slayer, Twisted Sister ( EUA) e outras extensas listas de bandas que por lá passaram (e passam) ao longo desses 20 anos de Wacken Open Air.

A miscelânea de países que tocam no festival reflete até nas barraquinhas de comida: batatas fritas, salsichões tipicamente alemães, pizza, macarrão bem italianos e até yakisoba dos “japas”. A bebida acompanhante, obviamente a cerveja, é servida em até copos de um litro e geralmente a preços caros.
Esse é mais uma forma do Metal ter seu reconhecimento perante o mundo, e todos os dias “arrecadando” novos fãs, pelas letras fortes, e significados densos por de trás de cada riff.
O Heavy Metal é muito mais do que ouvir o som pesado e chacoalhar a cabeça, é entender que podemos mudar o mundo com apenas acordes de uma guitarra e letras que falam mais do que qualquer discurso.
\m/

Nenhum comentário:

Postar um comentário