Lagartixa diz:

"Agora não existe mais essa história de que Calouro é Burro. Calouro é Lagartixa".

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Leitura

 Por Yule Weimer

Ler nos leva a adquirir novos conhecimentos e ao entendimento de assuntos diversos. Nos faz conhecer novas culturas, formas de pensamento, curiosidades, além de  aumentar nossa reflexão e vocabulário. Quem possui o hábito da leitura, expressa bem por meio da escrita e articula melhor as próprias ideias sobre o mundo.
Quando lemos somos transportados a outros universos, onde a fantasia e a imaginação reinam. Por exemplo os animais falantes de Crônicas de Nárnia (C.S Lewis)  os anões, bruxos e magos de Senhor dos Anéis (Tolkien) o mundo medieval, com dragões e elfos de  Eragon, Eldest e Brisingr (Christopher Paolini) o cotidiano da sociedade carioca do século XIX ( Machado de Assis) e assim por diante.

Os livros recomendados pela segunda edição do Lagartixa desse mês são: Neverwhere- Lugar Nenhum de Neil Gaiman e Adultérios de Woody Allen. Ambos são famosos no universo da literatura. O primeiro, autor de vários HQ`S (revistas em quadrinhos) sendo o mais famoso: Sandman e vários livros, dentre eles Coraline (que recentemente virou filme em stop-motion) e nosso escolhido: Lugar Nenhum. O segundo é um respeitável comediante tanto no cinema quanto nos livros que escreveu. Ironia e humor inteligente são as maiores características deste autor. O seu sucesso mais recente que foi indicado para o Globo de Ouro e ao Oscar, ironicamente é um drama: Match Point com Scarlett Johansson.

Inicialmente feito para a televisão numa série de seis capítulos, Neverwhere - Lugar Nenhum, foi concebido pela BBC de Londres em 1997 e só depois adaptado para o livro homônimo. O livro tem como protagonista Richard Mayhew, um escocês vivendo da cidade de Londres como um cidadão comum, fazendo e vivendo coisas comuns: tem um bom trabalho, uma noiva controladora, um apartamento... até que encontra uma misteriosa moça ferida e decide ajudá-la. Depois desse acontecido, parece estar invisível, por mais que tente não consegue se fazer visto, os poucos que mantêm um breve contato com o mesmo, não se lembram de nada alguns segundos depois. Sem emprego, noiva e sem apartamento é como se não existisse mais, não naquela Londres. Existe a Londres-de-Baixo, um mundo subterrâneo, cheio de canos, tubulações, esgoto e estações de metrô abandonadas. Essa Londres é povoada de seres estranhos: monstros, vampiros, nobres decaídos, assassinos, etc. Richard conta com a ajuda de Door, a menina misteriosa que socorreu, para ter sua vida de volta.

Parece que estamos vendo um filme do Woody Allen quando lemos Adultérios. Recheados de diálogos irônicos, os contos trazidos no livro nos faz pensar sobre a confiança depositada nos relacionamentos. Personagens caricaturados como: lunáticos obsessivos tentando dar conselhos, casais amigos que se mostram extremamente fiéis até descobrirem que todos já se envolveram com todos, no meio de acusações e brigas conjugais que se mostram engraçadas por serem tão loucas e ao mesmo tempo tão próximas da nossa realidade.
Composto por diálogos rápidos, frenéticos, torna a comédia fácil de se ler e compreender, comprovando a inteligência e percepção aguçada de Woody Allen para temas que parecem tão banais.

BOA LEITURA!

4 comentários:

  1. Muito bom artigo, lerei Adultério, certeza!

    ResponderExcluir
  2. ótimo artigo. Lerei adultério, soh espero q não tenha a pegada cinematográfica de Vicky Cristhina Barcelona...ahaahaha =D

    ResponderExcluir
  3. Thanks pelas dicas Yule! Fiquei com uma super vontade de ler os dois, é tão bom ler. Pena que faz tempo que não faço isso.
    :*

    ResponderExcluir
  4. Achei ótimo, às vezes as pessoas cobram tanto e no entanto não passam de hipócritas camuflando o seu prório 'eu".
    Parabéns, achei o máximo!
    madrinha

    ResponderExcluir